O “Concurso dos Novos” já virou tradição no DFB. E os desfiles que mostram talentos de Faculdades de Moda de todo o país são sempre aguardados com expectativa.
E não é para menos. Através do Concurso dos Novos é possível detectar a qualidade dos cursos ministrados em diversas cidades do Brasil, além de nos mostrar como estão pensando os futuros empresários e profissionais da Moda do nosso país.
O Concurso surpreendeu em 2014. Foi, de longe, o concurso mais disputado e com maior qualidade de produto final apresentado. A decisão dos jurados este ano foi muito difícil. E isto conta positivamente para o concurso e para as faculdades finalistas.
Mais uma vez uma faculdade do Ceará venceu o Concurso dos Novos. O grupo formado por Davi Lopes, Pedro Oliveira, Felipe Marques e Nilo Barreto, do Curso de Design de Moda da Universidade Federal do Ceará (UFC-CE) apresentou a coleção “Impetus”, composta por 8 looks.
Eles desenvolveram peças inspiradas na Teoria do Ímpeto, do filósofo francês Jean Buridan (1300-1358), que influenciou estudos sobre o movimento por físicos clássicos, como Isaac Newton.
Para o filósofo “ímpeto é a energia que o corpo recebe para abandonar o repouso e entrar em estado de movimento”. Para traduzir a ideia em formas e cores, Davi Lopes conta que a equipe utilizou, na confecção das roupas, materiais não convencionais como o facto, tecido que mistura poliéster e algodão e é mais usado em decoração, para revestimento de sofás.
Outros materiais mais encorpados, como camurça sintética, feltro e cambraia fizeram contraste com tecidos mais leves, como o tule. Na coleção também foram usados neoprene, material de natureza emborrachada, e aplicação de foil, que deixa a superfície brilhante. A cartela de cores, informa Davi, incluiu desde tons neutros (no facto e na camurça) ao metalizado (foil), passando também pelo amarelo (gorgurão), verde-água (feltro) e azul-marinho (cambraia).
Outros dois detalhes interessantes sobre a coleção: o grupo de alunos criou um “vaquinha” virtual para arrecadar recursos e também recebeu apoio do restaurante Mambembe, que no dia 26 de abril promoveu a festa “Faniquito” para arrecadar fundos para o desenvolvimento da coleção “Impetus”. Bacana, não?
A equipe ganhou um prêmio de R$ 8.000,00 em dinheiro.
Os segundo e terceiro lugares, respectivamente, ficaram com as turmas da Universidade Estadual de Londrina (UEL-PR) e do Instituto de Desenvolvimento de Educação e Cultura do Ceará (IDECC-CE).
Confira os looks da coleção “Impetus”:
[catablog_gallery id=”4515″ template=”gallery”]