Joalheria dinamarquesa inaugura mais uma unidade na Grande São Paulo e mostra como tem conquistado clientes e mercado com uma fórmula bem transparente.
A Pandora é a segunda maior joalheria do mundo. A empresa dinamarquesa criada em 1982 só entrou no mercado brasileiro há 4 anos atrás, quando vendeu os direitos de comércio da marca no Brasil para um franchisor master. Por causa disso, a empresa começou a conhecer os modos e costumes do nosso mercado, que há anos está em expansão.
Por causa dos bons resultados, a Pandora recomprou os direitos da marca aqui e, atualmente, a gestão em todo o Brasil é feita pela própria empresa.
Rachel Maia é a cara da Pandora no Brasil. CEO desde o início das atividades da empresa por aqui, ela explica os projetos da Pandora para o País durante a abertura de mais uma unidade da marca. Desta vez a abertura se deu na cidade de São Caetano, fora no burburinho da capital.
Rachel explica que nos primeiros quatro anos foi feito um trabalho de “identificação” da marca, com ações voltadas para apresentação e fidelização de clientes. Agora começa um trabalho de expansão, selecionando as principais regiões do país, o que nem sempre inclui as principais cidades em cada estado.
A essência da Pandora é fazer com que jóias de qualidade sejam acessíveis a mulheres do mundo todo. E uma estratégia como esta faz todo o sentido. Ela permite que a marca tenha uma boa visibilidade e um bom volume de vendas, ao mesmo tempo. O “abarrotamento” das capitais, especialmente São Paulo, e a nova e boa oferta de lugares dedicados ao lazer nas regiões no entorno fez com que uma parcela importante de clientes potenciais da marca mudassem seus hábitos, passando a frequentar lugares mais próximos de casa.
O Park Shopping São Caetano é um exemplo desta nova era: o shopping é moderno e super confortável. Tem um perfil de disposição de lojas e decoração que, apesar de ser de alto padrão, não intimida os clientes. Além da variedade de produtos e serviços. Assim, num final de semana (e mesmo durante a semana) os moradores podem encontrar oferta de qualidade sem ter que enfrentar o trânsito da cidade de São Paulo.
Uma comunicação diferente
A Pandora criou um conceito único, muito conectado com os dias atuais. As clientes montam as peças que irão usar. A cada novo lançamento, a cliente pode acrescentar itens àqueles que já têm ou montar peças novas.
Outra coisa interessante a ser notada: a equipe de comunicação da marca não elegeu uma celebridade que representasse a Pandora. Isso porque suas clientes são mulheres do mundo todo. Não há segmentação por classe social. Para que as clientes se identificassem com os produtos era necessário que elas se identificassem com a marca. E nem sempre uma celebridade consegue agradar a todos os gostos, especialmente celebridades temperamentais.
As campanhas trazem mulheres reais. E os produtos são possíveis de serem adquiridos.
E tudo isso mantendo a qualidade. Não há itens folheados. Todas as peças são feitas a mão e mantém a resolução em cada detalhe, mesmo aqueles que são minúsculos.
O foco na cliente é total. Todas elas são cadastradas e recebem atenção redobrada. Em contrapartida, a empresa consegue rastrear tudo o que a cliente compra e gosta para agrada-la na totalidade.
E todo este esforço tem dado resultados. De 2009 a 2013 a joalheria abriu 12 lojas no Brasil. Até o final do primeiro semestre de 2014 serão 25 lojas. No final de 2014 o número de joalherias Pandora será de 35. Ou seja, em 1 ano serão abertas 2 vezes mais lojas do que nos primeiros quatro anos de atuação da marca.
Outro detalhe importante: segundo Rachel, a Pandora é a loja que mais vende por metro quadrado quando comparada a lojas do mesmo segmento dentro dos shoppings.
A julgar pelo modelo enxuto e confortável de decoração em cada unidade, a marca tem um faturamento muito importante por aqui.
Lá em São Caetano…
…a abertura vai bem, obrigada. A convidada ilustre Adriane Galisteu causou um furor comedido nas mulheres que frequentavam o shopping. A apresentadora e modelo atraiu a atenção sem causar tumulto. E mostrou sua enorme simpatia para com todos, especialmente as mães.
Enquanto Osasco não “ganha” a sua unidade (quem sabe um dia…), nós vamos nos deliciando com os produtos da joalheria pela internet. Através do site é possível realizar compras e receber em todo o território nacional.
Fotos: José Coutinho