Afinal de contas, o que Osasco e a Moda tem em comum? Por incrível que pareça, muita coisa!
Para quem não sabe, Osasco é uma cidade localizada na região metropolitana do estado de São Paulo, área que soma 39 municípios, incluindo a principal metrópole nacional – São Paulo, e que concentra a maior porção do PIB nacional (R$ 701,85 bilhões). Há 50 anos, Osasco era um bairro da cidade de São Paulo. Então, em 1962, após um intenso movimento popular, Osasco conseguiu sua emancipação e passa, então, a ser uma cidade.
Osasco é uma cidade com muitas qualidades, principalmente quando o assunto é o comércio varejista.
É reconhecida como cidade-trabalho;
Economia dinâmica, sustentável e com forte progresso social;
Ocupa o 11º PIB do Brasil (2012) e era 24º lugar (2005);
Atual 4º lugar no PIB do estado de São Paulo;
6º PIB da região sudeste do país;
Crescimento do PIB (10%) acima da média nacional de 7%;
Estabelece forte parceria entre o poder público e a iniciativa privada;
2º maior comércio de rua do Brasil – Rua Antônio Agu (recebe cerca de 200 mil pessoas por dia, perdendo apenas para a Rua 25 de março, em São Paulo) ;
Nove mil estabelecimentos com média de 300 confecções e oficinas de moda.
Quem conhece Osasco e, ainda mais, quem conhece a Rua Antônio Agu, a principal do centro da cidade, sabe que a maior quantidade de lojas presentes é de roupas.
Apesar da grande quantidade de lojas na cidade, Osasco ainda “anda pouco na Moda”. Suas lojas trazem pouca informação e cultura de Moda atual e quase todas elas são mais focadas em escancarar preços baratos do que qualidade de informação e de produto.
O mais engraçado é que vasculhando as lojinhas do centro é possível encontrar produtos muito interessantes e com preço incrivelmente acessível! Mas, para encontra-los, tem que procurar muito!
Além disso, Osasco abriga grandes fábricas de Moda, como a Vila Romana e a M. Officer. Sem falar das inúmeras e pequenas confecções espalhadas por bairros do centro e da periferia da cidade.
Osasco tem se desenvolvido cada vez mais e a Moda tem aparecido, aos poucos, na cidade. O surgimentos de novos shoppings e grandes redes de varejo de Moda na cidade comprovam uma vontade, ainda tímida, de fazer esse mercado crescer.
Faz ou não todo o sentido criar um portal que reúna as informações de Moda no Brasil, no mundo e em Osasco?
Para saber mais números surpreendentes sobre a economia da cidade de Osasco, leia a revista preparada pela Secretaria de Indústria, Comércio e Abastecimento (SICA) >> CLIQUE AQUI!