Para criar e desenvolver uma coleção de roupas, é preciso muito mais do que boas ideias. Veja como os estilistas do São Paulo Fashion Week e do Fashion Rio conseguiram transformar vontades em produtos, escolhendo as matérias-primas certas!
Tecidos, não-tecidos e outras metérias-primas
O jeans brasileiro é referência no mundo. E não é para menos. Somos grandes produtores de algodão (fibra que é a base do jeans) e atualmente conseguimos aplicar tecnologia de ponta nos tecidos, que permite que os estilistas deixem sua imaginação livre para desenvolver produtos reais a partir de boas ideias.
Outros tecidos da Vicunha também protagonizaram coleções, como a sarja Madrid e o brim Cher nas coleções do estilista João Pimenta e Alexandre Herchcovitch (masculino)
A TexPrima, que é uma marca de tecidos do Grupo Promex, esteve presente nos desfiles do estilista Alexandre Hercovitch (feminino e masculino), Glória Coelho e Samuel Cirnansck.
Já nos desfiles de Glória Coelho e Samuel Cirnansck, o selo “Pétalas“, da TexPrima, foi destaque.
A TexPrima também esteve nos desfiles de Victor Dzenk (Fashion Rio) e Lucas Magalhães (Minas Trend Preview).
Uma surpresa foi a utilização de um não-tecido no desfile da marca Movimento. A coleção contou com o DuPont™ Tyvek®, que se enquadra na classificação de não-tecido. “O Tyvek® tem um aspecto empapelado, permitindo levar mais movimento e textura às peças. O material nos surpreendeu no resultado final e agregou brilho à moda praia”, disse Dudu Bertholini, stylist do desfile.
A marca de cristais Preciosa® deixou os looks de Lino Villaventura ainda mais sofisticados.
Acessórios e maquiagens
Nenhum desfile consegue ser bem-sucedido sem a ajuda de acessórios e outros complementos. Óculos, calçados, esmaltes e maquiagens, apesar de estarem em segundo plano, são indispensáveis aos desfiles.
A Miezko calçou os pés das modelos no desfile de Vitorino Campos. Já a marca Lema21 e a Chilli Beans protegeram os olhos das modelos nos desfiles da Pat Pat’s e Ronaldo Fraga, respectivamente.
A marca de esmaltes Sally Hansen (vendida com exclusividade no Brasil pela The Beauty Box) apareceu em diversos tons nude nos desfiles da Animale, Cavalera, Fause Haten e Ellus.
Já no desfile da Paula Raia, quem coloriu as unhas (também em tons nude) foi a Revlon. O esmalte escolhido foi o Nail Enamel da nova coleção Bubble Gum Days & Urban Nights, na cor Sheer Sweetie.
Fora das passarelas do SPFW, quem fez as unhas da mulherada foi o esmalte Make B. Barroco Tropical, d’O Boticario, nas cores Cacau, Dourado, Verde e Cereja. A marca montou uma ilha de maquiagem e esmaltação e pintou as unhas de mais de 800 pessoas no evento! A empresa era uma das patrocinadoras do evento.