Anualmente o Mercado Livre promove eventos para ajudar quem vende através do canal. Agora chamado de “Mercado Livre Experience” o grande evento surgiu da fusão de outros 2 que a empresa promovia anualmente: a Universidade Mercado Livre e o Developer Conference.
Esta é a segunda edição do Mercado Livre Experience e houve um destaque para os segmentos de Moda e Beleza neste ano.
Segundo Fernando Jacobucci, Head de marketplace nos segmentos Fashion, Sports e Beauty, Vestuário (que engloba roupas, calçados e acessórios) hoje ocupa o quarto lugar em vendas no Mercado Livre, algo que é bastante expressivo (o maior segmento é o de eletrônicos).
Ele também destaca que a imagem do produto e a maneira como ele é apresentado é algo que deve ser cuidadosamente estudado. O fundo branco nas fotos do produto, tanto fotos de produto em still quanto em fotos para apresentação do produto em uma modelo, é algo de extrema importância. Fundos coloridos ou com muitas informações desviam a atenção do produto e cansam a vista, fazendo com que o cliente deixe de ver detalhes e mude para outro produto.
Estas e outras dicas podem ser encontradas numa plataforma que o Mercado Livre construiu especialmente para divulgar estas informações e ajudar todo mundo a vender mais: vendedores.mercadolivre.com.br
No evento deste ano havia um espaço próprio de Moda e Beleza onde marcas parceiras do Mercado Livre estavam apresentando seus produtos, como a Avon (que fez parte de um dos painéis do evento) e a Felps, que é uma marca de produtos de beleza 100% brasileira e que vende apenas através do Mercado Livre desde que foi criada. Além disso houve um painel específico para tratar de oportunidades nos segmentos de Moda e Beleza que contou com a presença do próprio Fernando Jacobucci, Fernanda Motta, o stylist Yan Accioli e a jornalista Mônica Salgado. O painel foi um bate-papo para mostrar vantagens de se vender Moda pela internet, como acompanhar a rápida mudança de tendências e vencer obstáculos como a diferença nos tamanho do vestuário. Por que não enviar uma fita métrica para o cliente ou até mesmo disponibilizar um tutorial para que ele aprenda como tirar suas próprias medidas?
No final das contas, as empresas que levam a venda pela internet a sério e tratam tudo de maneira profissional, disponibilizando ferramentas e tratando bem o cliente, é que conseguem vencer obstáculos e fechar vendas.
Se deseja ver mais detalhes do evento, acesse a matéria especial do site Cultura Osasco.