Mercado Plus Size em alta

0
873

O segmento representa 5% do setor do vestuário nacional e faturou 4,5 bilhões em 2012

Nos últimos anos o mercado plus size teve um abundante crescimento e o principal fator é o ganho de peso da sociedade. Uma pesquisa realizada pelo Ministério da Saúde apontou que 51% da população está acima do peso.

Devido a esses índices, o nicho movimentou 4,5 bilhões no último ano, representando 5% do setor do vestuário nacional. O segmento plus size engloba peças que vão do tamanho 44 ao 56, podendo chegar até o 60.

Algumas empresas do setor têxtil sentiram a necessidade do mercado e aderiram as linhas plus size em suas coleções. Entre elas está a Cativa Têxtil, que há 8 anos lançou sua primeira linha plus, a Cativa Mais, com peças para o dia a dia. Outra marca é a Gris Plus Size que compõe tecidos nobres, pedrarias sofisticadas e acabamentos refinados.

O grande diferencial das linhas voltadas para as mulheres com sobrepeso são as mudanças adaptadas à moda. Anteriormente o segmento não seguia as tendências do universo fashion. Atualmente, com uma maior popularização, o nicho foi totalmente reformulado.

Segundo a Supervisora de Desenvolvimento de Produto, Debora Voss, a marca sentiu a necessidade de reformular suas coleções. “No início as peças eram desenvolvidas pensando em mulheres maduras e senhoras, com o tempo o mercado mostrou a necessidade de peças plus para o público jovem e peças mais sofisticadas, foi então que nos adaptamos mudando o perfil de Cativa Mais e lançando Gris Plus Size”.

Além das roupas feitas exclusivamente para o público GG, outra grande mudança do mercado é a profissionalização das modelos que usam manequim acima do 44. No Brasil, a profissão ainda é escassa e vem ganhado espaço aos poucos. Entre as principais modelos internacionais estão Tara Lynn, Candice Huffine, Justine LeGault, Robyn Lawley e a brasileira Fluvia Lacerda. Algumas revistas de moda já tiveram suas capas estreladas por modelos fora dos “padrões estéticos”, entre elas estão a Vogue italiana e a Elle francesa.

A moda está mostrando seu lado democrático e elevando a autoestima de muitas mulheres, que antes se sentiam excluídas pelo simples fato de não pertencerem aos padrões de beleza impostos pela sociedade.

cativa
Modelos da linha Cativa

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here