O DPM – Dragão Pensando Moda – recebeu hoje um grupo de pensadores da Moda brasileira e da Moda argentina para uma troca de relatos e experiências.
O debate A Moda autoral na cena contemporânea – contou com a presença de Suzana Saulquin adora (educadora e socióloga argentina), Kika Tarelli (publicitária e editora de moda. Criadora do maior evento de moda argentino, o BAF Week), Eduardo Motta (artista plástico e consultor de moda brasileiro) e Phedra Brasil, professora de Moda do Senac Ceará.
Suzana começa dizendo que os pensadores atuais, ela inclusa, acreditam que nos tempos atuais existem pessoas individualistas. O grupo deixou de ter força e o ser único se destaca. Esses seres individuais são guiados por seu interior. O que há neste interior que as guia?
Como os tempos não param, nota-se o surgimento da importância de se trabalhar em equipe, colaboração. O ser único, sozinho, não consegue ir muito longe.
Kika disse que a Argentina vive um momento interessante. Há bons estilistas, com personalidades únicas e fortes. E estão em grupo tentando se descobrir. Estão formando equipes regionais de trabalho para entender suas identidades e aprender a parte do trabalho que não entendem com o outro.
Phedra: A pergunta tanto lá quanto cá: como vender a moda autoral? Como incorporar a moda autoral ao fast fashion?
Kika responde dizendo que a Argentina vive este questionamento e mais os criadores do país estão começando o a entrar num momento de pensar “qual a identidade da Argentina e da moda argentina num país que só apóia o futebol?”
Eduardo citou o trabalho da estilista Rei Kawakubo que tem um grupo de estilistas trabalhando com ela na Comme des garçons. Quando algum se destaca, ela incentiva a criar sua marca própria. “A soberba tem que cair”, ele diz.
Uma das saídas criada por Kika foi o projeto “Mapa de diseño” feito em parceria com o governo federal. O Mapa é um livro que compila o trabalho de 101 criadores de Moda argentinos e, além de apresentar seus trabalhos, ele mostra onde os estilistas e seus ateliês estão localizados, o que ajuda a inclui-los no mercado e na rota de turismo da Argentina.
Muitos estilistas na Argentina ainda são incentivados a se profissionalizar para trabalhar dentro de grandes marcas de Moda e trabalhos como o “Mapa de diseño” os incentiva a serem criativos. O livro pode ser encontrado no iTunes: https://itunes.apple.com/ar/app/inti-mapa-diseno-101-disenadores/id616192421?mt=8
Não deixe de acompanhar a cobertura do evento em nosso HOT SITE!