Entre os dias 14 e 15 de janeiro aconteceu mais uma edição do Inspiramais – Salão de Design e Inovação de Materiais.
Sua primeira edição foi em 2010. Desde então, o Inspiramais tem ajudado a construir uma revolução na indústria calçadista. E agora o evento também começa a dar uma força para o setor de confecção.
O Inspiramais é um evento que apresenta fontes de inspiração para a construção de produtos e coleções com um ano de antecedência. O Inspiramais é realizado pela Associação Brasileira das Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal), Footwear Components by Brasil e Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil (CICB). Inicialmente, ele foi elaborado para sincronizar a indústria calçadista como um todo e fazer com que todos os elos da cadeia falassem a mesma língua no que diz respeito a cores, formas e propostas de produto. Afinal, quem cria um calçado precisa que a empresa que faz o curtume no couro utilize técnicas que estejam relacionadas com a cor que a indústria química elaborou, bem como com a palmilha e a linha que as outras empresas estão desenvolvendo. Sem este sincronismo, fica difícil colocar no mercado um calçado competitivo.
Só para ilustrar: antes do Inspiramais se um designer soubesse que o consumidor final iria querer comprar um tênis com cadarço verde neon, ele ia até a empresa que fabrica cadarços para comprar o tal cadarço ou desenvolvê-lo junto com o fabricante. Mas o fabricante do cadarço precisaria buscar um tingimento verde neon. Mas naquele ano a empresa química que fazia o tingimento ainda achava que não precisava entender de cores e tendências, por isto, não desenvolveu o pigmento. Assim, o cadarço continuou branco, o tênis que foi confeccionado foi para a vitrine com o mesmo cadarço de sempre e vendeu muito pouco.
As entidades que desenvolveram o Inspiramais contrataram o estilista Walter Rodrigues, que iniciou um trabalho duplamente puxado: fazer com que todos os elos da cadeia calçadista soubessem as mesmas informações e também incentivar os próprios fabricantes brasileiros a apostar em cores e formas da nossa cultura, ajudando a ampliar a visibilidade da cultura e dos produtos brasileiros quando exportados. Difícil, não é mesmo? Sim, mas não impossível.
A cada edição o Inspiramais consegue mostrar um amadurecimento ainda maior da indústria. Vemos itens químicos e partes minúsculas que compõem os calçados durante o Fórum de Inspirações, ou seja, peças que constroem os calçados e que jamais imaginaríamos ver, todos ali, apresentados de forma aberta. E o que mais anima é ver como temos tecnologia de ponta por aqui e materiais lindíssimos de se ver! Com o Inspiramais, dá uma vontade louca de sair criando!
Diferentemente de outros eventos voltados ao público profissional, o Inspiramais dá liberdade a quem visita. É possível ver e levar para casa a cartela de cores, tocar a maior parte dos materiais e fotografar tudo! Tudo mesmo! As palestras e debates são gratuitas e envolvem nomes que são referências no mercado. Nesta edição, participaram os estilistas Ronaldo Fraga, que apresentou o resultado de uma parceria em SC para o desenvolvimento de calçados e da indústria local, e Isabela Capeto, que apresentou seus produtos desenvolvidos de maneira ecológica em uma palestra sobre Eco Design. O próprio Walter Rodrigues, que coordena a equipe toda de pesquisa e desenvolvimento, dá palestras e atende a todos no final pessoalmente. O estilista Jefferson de Assis, que coordena os trabalhos manuais com os artesãos, também fica no evento e tira todas as dúvidas. Ah, os artesãos também comparecem!
Muitos estilistas de vestuário já descobriram o Inspiramais e passaram a frequentar o evento. As inspirações podem ser absorvidas e utilizadas pelas confecções também, afinal, o que se veste deve estar de acordo com o que se calça. Além do mais, o evento apresenta tantas fontes de inspiração e materiais tão ricos que seria mesmo um pecado que estas informações ficassem restritas aos calçadistas!
Walter Rodrigues faz um trabalho fantástico. Coloca sua equipe para desbravar a natureza e as cidades brasileiras mais longínquas. E leva para o evento fotos, formas e cores que desconhecemos. E o mais surreal: ele consegue nos fazer enxergar produtos físicos em tudo isso!
Nesta edição, o Inspiramais contou, como de praxe, com um Fórum de inspirações aberto e baseado em 3 conceitos. Cada conceito ficou disposto em forma de vitrines com explicações de formas, cores e itens desenvolvidos por fabricantes brasileiros sob a orientação de Walter Rodrigues. Além do Fórum, também havia o Inovamais, que é a parte do evento que apresentou seminários sob o tema “Redes da Inovação”, bem como demonstrações de soluções inovadoras das empresas de insumos e materiais. Já os setores Saberes Manuais (comandado pelo estilista Jefferson de Assis) e o Preview do Couro, inserem os designers uma estação mais à frente. Ou seja, nesta edição estes 2 setores apresentaram ideias já para o inverno 2016! Segundo Jefferson, a missão do projeto é buscar um local que ilustre o tema da estação (no caso, inverno 2016) e encontrar signos regionais que o representem. Esses signos são traduzidos em materiais e convertidos em produtos, incluindo calçados, bolsas e acessórios como cintos. A cidade de Cabaceras, na Paraíba, inspirou esta edição do Referências Brasileiras, com suas oficinas de trabalhos manuais e matérias primas naturais que transmitem simplicidade, ao mesmo tempo que ostenta forte cultura de orgulhosos vaqueiros. As empresas participantes foram desafiadas a criar seus produtos a partir não da contraposição entre esses dois universos, mas a partir da sua fusão.
Além disso tudo, ainda havia o setor de Inovações químicas para o couro, a Materioteca e uma vitrine intitulada “Materiais para o segmento de confecções”. Esta última é uma grande novidade. Após várias edições recebendo estilistas do segmento de vestuário, o evento decidiu dedicar uma parte do Fórum com tecidos para confecção que foram estampados e desenvolvidos dentro dos conceitos apresentados no Inspiramais.
A seguir, algumas fotos do evento para ilustrar a riqueza e a organização! Depois delas, que tal conferir as pesquisas e conceitos apresentados pela equipe do Inspiramais que vão ajudar você a se inspirar – literalmente – e construir um verão 2016 cheio de coisas maravilhosas? Para ler a matéria sobre o Verão 2016 e como se inspirar com ele para criar e vender mais em 2016, clique AQUI. Ah, mas antes você vai precisar entender os que é os 3 conceitos desenvolvidos pelo estilista Walter Rodrigues. Então, clique AQUI antes!