O MUBE-Museu Brasileiro da Escultura – em SP recebeu a terceira edição do Fashion Day In neste sábado, dia 4 de agosto de 2012.
A proposta do evento é mostrar coleções (nesta edição, coleções de verão) que sejam comerciais. A escolha do local foi super apropriada. Passar a tarde no MUBE é coisa para poucos, muito embora o museu esteja aberto quase todos os dias e grande parte de suas atrações sejam gratuitas.
Nesta, que foi a terceira edição, participaram as marcas Skinbikini, JODRI, Pop Up Store e Thelure.
Ao que parece, as donas das marcas participantes e as organizadoras do evento, Carol Macea e Francesca Monftinatti, compartilham do mesmo estilo de vida e de trabalho.
Ao entrar no espaço reservado aos lounges e desfiles, é possível ser tomado por uma atmosfera de “jovens-ricos-cool”. E dá para notar que os que andam pelos espaços do evento e os que sentam na primeira fila dos desfiles são amigos das empresárias que levam suas coleções à passarela.
O que há de bom nisso? O bom é que as jovens e ricas sonhadoras da Moda aprenderam a tratar sua paixão consumista como negócio. Dá para notar que as coleções apresentadas têm coesão do primeiro ao último look (coesão de tema, materiais escolhidos, evolução das cores apresentadas na passarela e styling), preocupação com qualidade de construção e acabamento. Mas pára por aí.
As peças mostradas são uma duplicação dos looks que vimos nas últimas semanas internacionais de Moda. Mas, qual seria o limite entre cópia e inspiração num evento de proposta 100% comercial, e não autoral? Este debate é longo e enfadonho.
O que importa é que as marcas colocaram na passarela seus produtos e quem os viu foi um pequeno e seleto grupo de pessoas que podem – e vão – adquiri-los.
Num mercado grande como o de Moda talvez faltem mais eventos que explorem o potencial da área.
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