Desfile Mar del Castro + Jomara Cid

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“UMA COCA-COLA EM COPACABANA”. Este é o nome da coleção apresentada pela dupla Mar del Castro, em parceria com a chapeleira Jomara Cid e com o Atelier Criativo do Sebrae.

“Summertime/and the living is easy…” Interpretados por Billie Holiday, os versos da canção inspiram a essência da coleção Mar Del Castro verão 2014-2015; uma narrativa imagética aliada à performance sobre a história, a vida, a praia, o céu e areia luminosos, que resgatam em tempos de inclusão, a figura das “Coca-Colas cearenses”.

Mninas que ousaram desafiar “a moral e os bons costumes” da sociedade fortalezense, no final da segunda guerra mundial, as chamadas “Coca-Colas” receberam esse apelido porque costumavam frequentar os bailes promovidos por oficiais norte-americanos, que se hospedaram em um bangalô, na antiga Vila Morena (atual Fortaleza). As jovens tinham acesso ao refrigerante, uma iguaria americana, que no período era muito difícil de ser encontrado em terras alencarinas.

A alcunha de “Coca-Cola” carregava um preconceito, um ranço que se traduzia através da não aceitação de um comportamento cosmopolita no conceito da “Fortaleza de Nossa Senhora da Assunção.” Não se admitia que uma jovem de família saísse com seu pretendente, após as nove batidas da noite, da coluna da hora, muito menos admitia-se um pretendente estrangeiro.

Detentoras de códigos de beleza que ultrapassavam “as modas” locais se vestiam ousadamente e tinham uma atitude marcante para a época, ao contrario do que se divulga não seriam as “Pin-ups” brasileiras, mas sim “um esboço de mulher contemporânea.” Ninguém se atreveria em chama-las de “As novas Iracemas.”

O destino das “Coca-Colas” variou conforme o desejo de partir de cada uma: algumas se casaram com oficiais norte-americanos e foram para os Estados Unidos da América; outras foram morar no Rio de Janeiro – capital federal da época. As que ficaram na “taba” alencarina foram silenciadas pela história, mas a aura de glamour que as rodeava trouxe um pouco mais de elegância à Fortaleza “ a loura desposada do sol”.

“Your daddy is rich/ and your ma’ is good looking…” A nossa narrativa imagética transpõe o preconceito para contar a história de uma “coca-cola cearense”, que levou para o Rio de janeiro a beleza singela de uma vila morena de praias, céus e mar luminosos, que num contraste cosmopolita de Copacabana aderiu a novos códigos de elegância, beleza e glamour; livre de preconceitos… Para além da aldeia, um novo mundo se abre. “Then you’ll spread your wings/ and you’ll take the Sky.”
A mulher Mar Del Castro é alguém capaz de ser cidadã do mundo sem perder a identidade e a conexão com sua origem.

A coleção
Os ¨shapes¨ da coleção se estruturam em maiôs de modelagem tradicional e outros de modelagem mais ousada; os biquínis ora trazem um apelo ¨vintage¨ ora se estruturam em ¨Beach Couture¨. Cafetã/kaftans em comprimentos variados, esvoaçantes, texturas múltiplas: recortes, estampas e patchworks.

No segmento feminino a “vila morena” de Fortaleza, deságua na praia de Copacabana no Rio de Janeiro. Trilhando outro caminho para os códigos do ¨Beach wear¨.
Elementos de estilo da marca, como sobreposições, o artesanato, aplicações e bordados voltam à coleção, enquanto ícones de identidade da marca.

O herói da nossa narrativa se reveste numa atitude atemporal – é capaz de usar uma sunga de modelagem mais ousada e vestir uma camisa de estilo mais tradicional. Um homem de recortes contemporâneo.

A proposta para o homem Mar Del Castro é personalidade, conforto e atitude. No “trade” esperado entre o ¨surfwear¨ e o ¨spotswear¨ com transposição de peças de alfaiataria – calças, camisas, bermudas.

A cartela de cores passeia pelos tons de azul, esmeralda, nude e terrosos, amarelo, vermelho e preto.
Folhagens, florais e frutos regionais, grafismos dos calçadões de Copacabana com sobreposição das texturas em renda artesanal feita no Ceará e de elementos da história e da regionalidade do Ceará e Rio de janeiro, são elementos presentes nas estampas dessa coleção.

Esse ano Mar Del Castro entra em parceria com Jomara Cid, chapeleira, no projeto O Atelier Criativo Brasil que é uma realização do SEBRAE-Ce com o apoio do DRAGÃO FASHION BRASIL e da CASA COR CEARÁ que busca promover a conscientização empresarial e social sobre a importância da requalificação e utilização “criativa” da matéria prima residual de uma empresa de Moda em seu próprio processo produtivo. Este projeto de integração setorial visa no descarte mínimo dos resíduos sólidos, o conseqüente incremento econômico das Micro e Pequenas Empresas de Moda e Design do Estado do Ceará. O Dragão Fashion Brasil será plataforma de lançamento para o Projeto Atelier Criativo 2014, apresentando através de desfiles colaborativos e de uma coletiva de imprensa a seleção de designers empreendedores que participarão do projeto este ano.

Mar Del Castro brinda os 15 anos do Dragão fashion Brasil e parabeniza Fortaleza no mês de seu aniversário contando uma história de beleza, coragem, ousadia e vitória, através de uma das funções sociais da moda: “UMA COCA-COLA EM COPACABANA”…

“One of these mornings/ you´re going to rise up singing.”

Ponto forte: A ousadia e coragem em inovar na modelagem de beachwear. A dupla Rafaela e André Castro mostram toda a sua habilidade e apresentam peças que vestem bem tanto no ambiente praiano quanto na cidade. E eles desafiam os limites dos tecidos ao desenvolverem drapeados dos mais diversos, aplicados em pontos inusitados de tops, maiôs/ bodies, decotes e recortes.

Ponto fraco: A Mar del Castro ganha por ousar. E em um look do desfile perdeu pelo mesmo motivo. Quem não arrisca, não petisca. O maiô que abriu o desfile ganhou uma quantidade grande de drapeados, deformando a silhueta da modelo. Um pena.
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Fotos: Roberta Braga / Silvia Borielo / Ricardo K.

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É osasquense e formada em Negócios da Moda, com especialização em Figurino (MAM-SP). Eva também faz parte do programa 10.000 mulheres, (FGV) e é conselheira de Cultura voluntária em Osasco. Atua há 15 anos no mercado de Moda realizando consultoria de Negócios e produção de figurino em shows internacionais, como: MDNA, Lady Gaga, Roger Waters, Britney Spears, Aerosmith, U2 360º, Batman Live, Stomp, Pearl Jam, Metallica, AC/DC, Rush, Bon Jovi, Guns’n Roses, entre outros.

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