Empreendedores e especialistas em e-commerce reuniram-se em São Paulo para debater tendências, desafios, inovações e melhores práticas para o comércio online no mercado de moda. Durante o evento Nuvem Shop Fashion Talks, realizado na última semana em São Paulo, foi discutido a evolução do nicho de e-commerce de moda, os aspectos mais relevantes para o sucesso das vendas pela internet e algumas das mais bem sucedidas experiências.

Eduardo Vilas Boas, sócio-diretor da Empreende, abriu o evento desmistificando o conceito de empreendedorismo. O especialista apresentou diferentes maneiras de empreender e deu dicas valiosas ao público presente, cerca de 100 participantes, grande parte empreendedores que possuem ou pretendem abrir suas lojas virtuais.

O encontro contou ainda com um painel composto por Juliana Perlingiere, Head de Marketing e produto no site Enjoei; Luane Silvestre, Líder de Conteúdo da Nuvem Shop; as editoras e co-fundadoras do Universo Retrô, Mirella Fonzar e Daise Alves; e o criador da marca de camisetas Red FeatherJonathan Ciodaro. A mediação do debate ficou por conta do editor das publicações Consumidor Moderno e NoVarejo, o jornalista André Jankavski, especializado em economia.

Para Jonathan Ciodaro, que começou seu negócio por meio de venda direta e só depois criou uma loja virtual, um dos segredos do sucesso no e-commerce é conseguir gerar tráfego no site. “Quando percebi que as pessoas não acessavam o site da Red Feather, pesquisei muito e então adotei uma estratégia de inbound marketing, priorizando conteúdos de qualidade para atrair os consumidores e deslanchar as vendas”.

Já a Head de Marketing e Produto do marketplace Enjoei, Juliana Perlingiere, detalhou o atual momento da empresa, que passa por adaptações após receber seu quarto aporte financeiro, totalizando um investimento de quase R$ 50 milhões. “Nosso diferencial foi viabilizar uma nova maneira de comercializar produtos usados. Manter o movimento é manter a rotatividade dos produtos, fazendo com que cada peça encontre um novo dono. Apostamos no conceito de reuso e esse mercado de usados deve movimentar cerca de R$ 45 bilhões este ano”, ressaltou Perlingiere.

As jornalistas Mirella Fonzar e Daise Alves, relataram a experiência original da criação do site Universo Retrô, com formato de portal de conteúdo sobre moda, lifestyle, música e design e que, mais recentemente, iniciou a venda de produtos. “Prezamos pela qualidade da informação e do serviço, por isso, o conteúdo que disponibilizamos em nosso site é prioridade. O conceito “retrô” está em alta e atrai novos adeptos o tempo todo. Além dos produtos, esse público busca informação e nossos conteúdos explicam a história das peças vintage”, afirmou Mirella. Hoje o Universo Retrô cresceu e conta com uma estrutura de mais de 100 colaboradores.

A importância da informação de qualidade foi reiterada pela Líder de Conteúdo da Nuvem Shop, Luane Silvestre. “Explorar o storytelling, a jornada do herói nada mais é que contar uma história de maneira atrativa, criando uma identificação com o consumidor. Focar em conteúdos que sejam relevantes para todos é imperativo para o sucesso de uma marca na internet”, explicou.  Luane Silvestre, responsável pela estratégia de conteúdo educacional do blog e da Universidade de E-commerce da Nuvem Shop, deu dicas importantes aos participantes sobre como definir e entender o perfil do público-alvo para que o usuário identifique-se com os valores e a cultura da empresa.

Foi consenso entre os painelistas que, para o sucesso dos empreendimentos na internet, é fundamental a utilização de ferramentas para compilação de dados e entendimento do perfil dos usuários do site. O Google Analytcis foi recomendado aos participantes como uma excelente alternativa gratuita para que os lojistas analisem cuidadosamente as visitas e o tráfego dos seus sites, o perfil e os interesses dos clientes, a fim de traçar estratégias eficientes de vendas.

As redes sociais também foram destacadas pelos especialistas. A mídia paga é um recurso bastante utilizado pelos lojistas virtuais e ferramentas como Facebook Adwords e Insights podem ser de grande valia para aumentar a visibilidade dos microempreendedores, suas lojas e produtos.

“Nosso grande objetivo nesse evento foi promover um debate sobre o mercado para ajudar os participantes a traçarem novas estratégias de sucesso para o seus negócios. Foi uma ótima oportunidade para os pequenos empreendedores conseguissem tirar suas dúvidas, ampliar seus conhecimentos e então aprimorar o desempenho de seus negócios”, finaliza Alejandro Vásquez, co-fundador e diretor de equipe de atendimento ao cliente da Nuvem Shop.

A plataforma de serviços de e-commerce da Nuvem Shop foi criada para atender desde o micro até o grande empreendedor, com maior volume e estrutura. Focada em um atendimento customizado, a empresa oferece cursos e treinamentos em sua Universidade do E-commerce.

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