Brasil marca bela presença na maior feira de lançamentos têxteis da América Latina, a Colombiatex.
A Colombiatex 2013 é o cenário ideal para conhecer as mais recentes inovações da indústria têxtil com as propostas das empresas brasileiras que oferecem têxteis e insumos para a confecção.
Na Colombiatex, empresas do mundo inteiro apresentam seus lançamentos e fazem bons negócios.
Um grupo de empresas brasileiras, com apoio do Texbrasil (Programa de Exportação da Indústria da Moda Brasileira), desenvolvido pela Abit em parceria com a Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), esteve presente mostrando as novidades nos estandes e nas passarelas. Audaces, Canatiba, Cataguases, Cedro, Covolan, Delfa, Doptex, Farbe, Gvallone, Hudtelfa, Linhas Setta, Neotêxtil, Paramount, Ph Fit, Rhodia, Rosset, Tavex, Santanense, Vicunha e Zanotti estiveram no evento
Moda na passarela
Os novos tecidos e insumos da indústria do Brasil são apresentados em uma grande passarela que reuniu as amostras das empresas participantes. As propostas ficaram sob a responsabilidade dos desenhistas brasileiros Weider Silveiro, Teodoro e Anita, com criações cheias de cor e de encanto, característico do nosso país. Eles apresentaram 2 mini-coleções.
Weider, estilista do Ceará e que começou a se destacar na moda brasileira através do evento Dragão Fashion, apresentou a coleção “Desconstruction”, que é inspirada na alfaiataria masculina, com suas linhas retas, sua construção rígida, seus padrões e também na escola belga, movimento que influenciou a moda nos anos 90, apresentando uma nova forma de fazer e apresentar suas criações. Esse movimento ficou conhecido como desconstrutivismo, devido às técnicas de acabamento criadas por estilistas.
Teodoro e Anita são os ganhadores do 4º Projeto “Ponto Zero”, organizado pela Abit e a Texbrasil, Mercado Mundo Mix e Casa de Criadores (com apoio do Sinditêxtil-SP), iniciativa que promove o talento jovem e a evolução da moda brasileira. A coleção “Brasil Vintage” é inspirada em imagens perdidas de surfistas brasileiros nos anos 70, feita para aproveitar o pôr-do-sol. Recortes, dobraduras e muita geometria marcam a modelagem onde o conforto e a praticidade são palavras-chave.
Um evento de gente grande
A 25ª edição da Colombiatex mostrou porque a feira é realmente um marco no calendário de qualquer profissional de Moda. O evento levou compradores de 27 países. Ao todo, quase 33 mil pessoas visitaram o evento.
Comparando com as últimas edições da Première Vision Brasil: o evento recebeu cerca de 9 mil pessoas por edição. Este número não contempla a edição de janeiro de 2013. Outro detalhe importante: perto da Colombiatex, a Première Brasil é uma criança: a primeira está no 25º ano enquanto que a segunda está entrando no 4º ano de existência.
Quais são as apostas da Colombiatex 2013?
Alucinações:
Contraste entre o falso e o verdadeiro, o natural e o sintético. Cores vivas misturadas com tons urbanos para gerar propostas explosivas. As cores brilhantes, combinadas com luz neutra gera um ambiente dinâmico.
Fusões:
Novos processos criativos decorrentes da crise global e interação intercultural. Combinações inusitadas de tons terrosos e pastéis para criar convidativo. Novas linguagens de cor feitas pela oposição, marcadas com cores e tons vegetais branqueados.
Emoções:
A ciência é baseada na tecnologia e vice-versa, para encontrar o homem como corpo científico enquanto os corpos mecânicos surgem. A delicadeza dos tons adquire tecnologia, misturada com cores metálicas e neon. Combinações simples e sofisticadas alcançadas graças à mistura de cores neutras, pastéis e ácidas.