Enquanto muitas marcas sentem redução em sua participação no mercado, a marca infantil Tip Top anuncia abertura de mais nove lojas e crescimento previsto de 23% em 2014.
A TIP TOP já tem nove franquias previstas para inaugurar este ano. Dessas, seis já estarão em funcionamento até julho e as outras três estão previstas para o começo do segundo semestre. O plano de alcançar as 100 unidades está bem próximo, pois, com essas inaugurações a marca fica com 95 unidades distribuídas por todo território nacional.
As próximas lojas da marca serão em Manaus (AM); Piracicaba (SP); Rio de Janeiro (RJ); São Roque (SP); Vila Velha (ES); Fortaleza (CE); Porto Alegre (RS), Cotia (SP), Fortaleza (CE). “Estamos trabalhando paralelamente com o projeto de expansão de lojas no formato tradicional (lojas de até 50 metros quadrados) e com o modelo de Mega Store. A marca já está há 62 anos no mercado e possui credibilidade para continuar crescendo de forma linear”, reforça Ricardo Marcondes, gerente de expansão da TIP TOP.
Prova que a empresa está consolidada no mercado, a maioria dos franqueados possuem mais de uma unidade. Isso mostra que a rede se mantém comprometida com a melhora dos resultados das lojas já existentes por meio da manutenção do nível de suporte dado para os franqueados. Para isso, a empresa investe em treinamentos e ampliação da equipe ao passo do crescimento da rede. “Um dos diferenciais da Tip Top é se antecipar as suas necessidade e a de seus franqueados. Hoje já possuímos uma estrutura de pessoal e suporte direcionado para as franquias bem acima do necessário para não perdermos a excelência que hoje conquistamos”, completa o executivo.
Em função disso, a empresa está sempre interagindo com o mercado internacional para identificar novidades no que se refere ao operacional das lojas quanto às tendências de moda que serão reinterpretadas para compor as coleções da TIP TOP; mas, claro, de um jeito bem brasileiro. Inclusive, a marca já está trabalhando com a coleção Copa do Mundo. “Preparamos uma coleção específica para este momento, onde os pais poderão encontrar diversos produtos para ambientarem seus “pequenos” durantes os jogos da copa”, conta.
Uma história de sucesso
A TIP TOP era unicamente indústria e passou a expandir por meio do sistema de franchising em 2008 – quando abriu seis lojas. De lá para cá, a marca cresceu bastante em todo território nacional. Hoje está presente em 19 estados e no ano passado a rede gerou um faturamento de R$ 71 milhões
A justificativa dos resultados está no planejamento. Antes de investir no sistema de franchising, a empresa realizou um estudo de mercado para identificar a maturidade da marca e as oportunidades no segmento. Com essas informações, a TIP TOP junto a profissionais especializados consolidou as etapas técnicas do projeto de expansão.
“Atender cuidadosamente as demandas seguintes desse processo é importante para garantir o retorno satisfatório dos franqueados. É importante destacar que quanto mais detalhado o plano de expansão estiver mais pratico será o gerenciamento de todas as etapas”, explica Marcondes.
EVOLUÇÃO DE ABERTURA DE LOJAS:
2008 – 6 lojas
2009 – 22 lojas (+266%)
2010 – 37 lojas (+68%)
2011 – 54 lojas (+46%)
2012 – 68 lojas (+26%)
2013 – 86 lojas. (+26%)
Previsão 2014: + 20 LOJAS – 106 lojas (+23%)
FATURAMENTO DA REDE (EVOLUÇÃO 2008 A 2013):
2008 – 2,2 Milhões
2009 – 9,4 milhões (+317%)
2010 – 22,7 milhões (+141%)
2011 – 37,5 milhões (+65%)
2012 – 53 milhões. (+41%)
2013 – 71 milhões. (+34%)
2014 – Previsão: 94 milhões (+32%)