Assistir a um desfile do estilista Ronaldo Fraga é sempre uma experiência incrível. Mesmo não sendo seu melhor desfile, o estilista apresenta o universo rico do artista Cândido Portinari e dá uma aula sobre a cultura brasileira.
Como transformar ideias abstratas em roupa? Esta é uma tarefa árdua para Ronaldo Fraga. E ele sempre a conclui com maestria. Seu desfile é sempre lindo mas, depois de entrar no backstage e ouvir da boca do próprio estilista como cada peça foi pensada e como cada detalhe da história de sua inspiração virou uma parte da coleção, ficamos, então, maravilhados. Conversar com Ronaldo no camarim após seu desfile virou uma rotina para quem aprecia a Moda de verdade. Tanto que, não importa seu status, vale a pena ficar ouvindo o mineirinho transcorrer sobre suas inspirações. Neste caso, Ronaldo Fraga contou as peripécias de Cândido Portinari que faleceu intoxicado por suas tintas. Ele morreu de tanto amar a arte e a cultura brasileiras.
E ele contou seu “namoro” com a história de Cândido Portinari, que durou 10 anos até conseguir contato com seu filho e poder transformar essa paixão em coleção. Ronaldo fala de seus amores, de sua admiração por Portinari e ficamos todos ali, escutando atentamente. Até mesmo Constanza Pascolato está no grupo de ouvintes.
E as histórias viram roupa. Confira nesta pequena galeria de imagens algumas das peças que revelam a faceta inusitada de Cândido Portinari: [catablog_gallery id=”3295″ template=”gallery”]
Embora seja mais artística, a coleção de Ronaldo Fraga apresenta boas ideias que podem ser transformadas em produto. Confira algumas delas, separadas por nossa equipe: [catablog_gallery id=”3196″ template=”gallery”]