Salão +B – 2ª edição

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Em abril aconteceu a segunda edição do Salão +B, criado e promovido pela ABEST. Saiba por que esta é uma importante pausa no mundo dos negócios da Moda nacional.

A ABEST – Associação Brasileira dos Estilistas – atualmente é presidida por Valdemar Iódice, dono da marca Iódice, e reune os principais designers de Moda na sua lista de associados como Alexandre Herchcovitch, Reinaldo Lourenço, Glória Coelho, Cris Barros, entre outros.

Só por esta explicação você já deve imaginar quão diferenciadas são as ações promovidas por esta entidade.

Em abril a ABEST realizou a segunda edição do Salão +B, cujo objetivo é reunir num mesmo espaço designers, compradores e pensadores da Moda. A entidade preparou um espaço charmoso dentro do MUBE (Museu Brasileiro da Escultura), em SP, e recebeu cerca de 80 compradores, sendo 10 deles internacionais. Cada designer tinha um espeço para expor seus produtos e fechar negócios.

Mas esta não é a única finalidade do Salão. Pensando não apenas no agora, mas também de olho no futuro da Moda brasileira, o Salão +B contou com palestras de diferentes profissionais que ajudam a elucidar questões da economia de Moda e muito mais.

Um dos palestrantes presentes foi Flávio Rocha, presidente da Riachuelo. Por que o presidente de uma marca varejista popular esteve presente num evento como este, onde designers que assinam coleções luxuosas é que são o destaque?

Por um motivo muito simples: não importa qual é o seu público (classe A+, B, C, D ou E) a gestão e a racionalidade devem fazer parte da admistração do negócio. E outro detalhe importante: assim como outras redes varejistas, a Riachuelo fez parceria com diversos designers da ABEST para o lançamento de coleções exclusivas (como o estilista André Lima).

Economia, sustentabilidade e imagem de marca estiveram em pauta.

Em todas as palestras e discussões, mesmo abordando assuntos diferentes, a conversa sempre girou em torno da posição da Moda brasileira no mercado nacional e mundial. Mais do que encontrar a identidade no design, é preciso descobrir a identidade do mercado que o Brasil quer atingir. Cada vez mais marcas estrangeiras querem entrar no nosso país e se aproveitar da nova capacidade do consumidor brasileiro. E as marcas nacionais, fazem o quê? Bom, uma das alternativas é buscar mercado lá fora. E foi este um dos objetivos do Salão +B: mostrar a moda brasileira a clientes de outros países e fechar negócios.

E não apenas grandes designers tiveram esta chance no evento. Estilistas que fazem parte de APLs (Arranjo Produtivo Local), com apoio do Sebrae, também tiveram um espaço reservado.

Livro +B – Inspiração Brasil

Todos os anos a ABEST lança 2 edições do livro +B, com inspirações bem brasileiras e modernas para a criação de coleções de Moda.

A edição lançada durante o segundo salão +B foi a Inverno 2014.

Confira temas e imagens sugeridos pelo caderno AQUI

Veja como o caderno de inspirações para o Inverno 2014 foi feito:

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É osasquense e formada em Negócios da Moda, com especialização em Figurino (MAM-SP). Eva também faz parte do programa 10.000 mulheres, (FGV) e é conselheira de Cultura voluntária em Osasco. Atua há 15 anos no mercado de Moda realizando consultoria de Negócios e produção de figurino em shows internacionais, como: MDNA, Lady Gaga, Roger Waters, Britney Spears, Aerosmith, U2 360º, Batman Live, Stomp, Pearl Jam, Metallica, AC/DC, Rush, Bon Jovi, Guns’n Roses, entre outros.

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