Dragão Fashion: Retrospectiva

0
793

Evento acontece em abril. Mostramos a você uma retrospectiva dos melhores momentos já criados pelo Dragão Fashion Brasil.

O Dragão Fashion Brasil – ou DFB – é realizado em Fortaleza, Ceará, há 15 anos. Mesmo não sendo um centro de Moda tão forte como RJ e SP, o estado do CE possui muitas fábrica de tecidos importantes, um conjunto ativo de confecções e criadores de Moda apaixonados.

Particularmente, esta equipe conheceu o DFB em 2006, quando a própria organização do evento passou a ampliar a divulgação do mesmo em nível nacional e internacional. Antes, mostrávamos a cobertura em tempo real através do extinto site Revista Sintética.

Por isso, vamos reunir os melhores momentos do que presenciamos nestes últimos anos

O início

OLYMPUS DIGITAL CAMERAQuem conhece pessoalmente Claudio Silveira, criador e organizador do DFB, sabe o quanto ele é inquieto. Conhecendo a Moda cearense e, sabendo que havia bons criadores sem uma oportunidade de mostrar seu trabalho, decidiu criar um evento que servisse de janela para estes criadores e, ao mesmo tempo, aquecesse o mercado local. Assim surge o Dragão Fashion Brasil.

Ao longo dos anos, muitos criadores que foram lançados pelo evento passaram a construir uma carreira a nível nacional. É o caso de Samuel Cirnansck, Melk Zda, Weider Silverio e Gustavo Silvestre.

Outro nome que tem destaque no evento é a grife Mar del Castro, dos irmãos André e Rafaela Castro. Eles foram revelados no Concurso de Novos Talentos do Dragão Fashion, em Fortaleza/CE, em 2001 com a coleção “Da Terra do Sol, O Mar de Chico” que foi inspirada na vida e obra do pintor primitivista Chico da Silva. A dupla vêm consolidando sua carreira a cada ano. Exploram sempre em suas criações o artesanato e as raízes cearenses. Mostram uma moda praia com requinte para pessoas que gostam da vida e das coisas boas que ela oferece.

Além dos desfiles, o evento ajuda o público a dar um mergulho na arte e na cultura local, promovendo uma interação entre as partes. Exposições, decorações envolventes, happenings, palestras, workshops, festas… tudo isso gira em torno do evento durante a semana em que ele ocorre.

A primeira edição aconteceu em 1998 e muita coisa boa rolou de lá para cá. Detalhe: em 1999 não houve DFB. Por isso, a comemoração de 10 anos foi em 2009, como será descrito a seguir.

Vamos a alguns momentos memoráveis que presenciamos!

2007

Foi um ano memorável para o DFB. O estilista Mark Greiner abriu a semana de desfiles com uma bela apresentação na Praça do Mausoléu Castelo Branco, no Palácio da Abolição. Foi um desfile ao ar livre e muito emocionante. A C&A, uma das patrocinadoras do evento, também fez um desfile bem divertido.

O estilista Lindebergue Fernandes apresentou uma coleção baseada no “Dia de los muertos” do México e também levou uma pitada de diversão e muitas cores para a passarela. Weider Silverio, Melk Zda e João Pimenta apresentaram suas coleções na passarela, cheios de história e muito drama. João Pimenta fez uma reflexão sobre as diferenças que há entre ricos e pobres com base na vida de Chico Rei.

Nesta edição o estilista Samuel Cirnansck apresentou sua coleção no DFB. Ele chegou de muletas ao Centro de Convenções. Acredite se quiser: ele teve de ser imobilizado depois de se acidentar em seu ateliê e ter um alfinete enfiado em sua perna!

2008

Neste ano, a dupla conhecida como André e Rafa Castro elevam suas criações e passam a se apresentar no evento como Mar del Castro. Melk Zda apresentou uma das melhores coleções de sua carreira e, logo após, começou a desfilar no Fashion Rio. A marca (super fofa!) Piorski estréia no evento.

Esta edição foi fechada por um mega desfile da C&A com a banda Capital Inicial na passarela tocando ao vivo.

2009

Chamada de “Dragão de Ouro” a edição que comemorou os 10 anos de realização do DFB foi memorável.

Logo no primeiro dia, uma notícia arrasou todos os presentes: Rogilton Conde, assessor de imprensa do evento desde os primórdios, falece e causa comoção.

Mais uma vez os cearenses Mark Greiner e Lindebergue Fernandes se destacam na passarela do evento. É a primeira vez que uma marca infantil desfila no DFB: a marca Jolie Jolie! O estilista João Pimenta também surpreendeu colocando peças masculinas acinturadas na passarela.

2010

O Dragão Pensando Moda (DPM), que sempre esteve presente no evento, fica mais encorpado. Palestras e bate-papos com os mais diversos profissionais da indústria da Moda recheiam as tardes da semana em que acontece o DFB.

Em 2010 Jum Nakao esteve no DPM mostrando o desenvolvimento do processo de modelagem. Foi um grande aprendizado para todos os presentes! Aliás, o DPM naquele ano estava afiado. Além de Jum Nakao, Peppe Orrú, um dos jornalistas da revista Collezione, também esteve presente.

Neste ano aconteceu o primeiro desfile da Conexão Solidária, com curadoria de André e Rafaela, da grife Mar del Castro. Uma bonita coleção toda produzida com crochê e elementos locais, encantou a platéia.

A ousada estilista de lingerie Thais Gusmão também marcou presença nesta edição, bem como os já conhecidos Mark Greiner, Walério Araújo, Lindebergue Fernandes e João Pimenta.

2011

Em 2011 foi a vez de Lindebergue Fernandes fazer a curadoria do desfile da Conexão Solidária, o que também rendeu looks maravilhosos. A chita se desdobrou em diversos tipos de tramas e virou vestidos, casaquetos, saias…

No Dragão Pensando Moda foi a vez de Ronaldo Fraga dar o ar da graça e encher a platéia de boa cultura de Moda.

Esta foi uma das edições mais voltadas a Moda comercial do evento. Na passarela marcas como Riachuelo, Rommanel por Ana Hickmann e Osmoze provaram sua força!

2012

Em 2012 o Dragão Pensando Moda também deu show. A estilista Thais Losso, que por anos esteve a frente do estilo da Zapping e da Sommer, esteve ministrando palestra. O fotógrafo JR Duran foi mais um dos convidados que marcou presença no DPM.

Na passarela, Jum Nakao volta para mostrar mais experimentações com o “Reality Project Por Jum Nakao”. Outra novidade: a Casa do Dragão, que sempre foi um espaço para mostrar moda e artesanato locais no evento, ganha uma marca criada por Claudio Silveira: KZA do Dragão. A KZA do Dragão, aliás, sobe a passarela. Mark Greiner faz um desfile dramático – e lindo. Já Lindebergue Fernandes faz uma homenagem a cultura local, com base na culinária e no artesanato, e leva para a passarela até looks com ovo frito. A grife Mar del Castro também não decepciona.

2013

A edição de 2013 do Dragão Fashion Brasil reserva muitas surpresas. Nós já demos algumas pistas aqui no site (lembra?). Continue acompanhando nossas inserções sobre o evento por este LINK.

Previous articlePorque amamos odiar…
Next articleSPFW-Verão 2013-2014
É osasquense e formada em Negócios da Moda, com especialização em Figurino (MAM-SP). Eva também faz parte do programa 10.000 mulheres, (FGV) e é conselheira de Cultura voluntária em Osasco. Atua há 15 anos no mercado de Moda realizando consultoria de Negócios e produção de figurino em shows internacionais, como: MDNA, Lady Gaga, Roger Waters, Britney Spears, Aerosmith, U2 360º, Batman Live, Stomp, Pearl Jam, Metallica, AC/DC, Rush, Bon Jovi, Guns’n Roses, entre outros.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here