Entenda os 3 conceitos de Walter Rodrigues

0
1117

O estilista e consultor Walter Rodrigues desenvolveu com a equipe do Inspiramais uma pirâmide para entender como o mercado de Moda atual funciona e como empresários do setor (sejam criadores, compradores ou vendedores) podem calcular a melhor estratégia para melhorar o desempenho da sua empresa.

Em 2010, na primeira edição do Inspiramais, os 3 conceitos eram representados por uma pirâmide, sendo a base a parte maior (conceito 3), o centro a parte média (conceito 2) e o topo a menor parte (conceito 1). Em 2015 o desenho mudou mas o fundamento permanece. Vamos entendê-lo!

Entendendo o funcionamento da pirâmide

A pirâmide representa os 100% do mercado de moda. Esta, por sua vez, é dividida em três estágios que, juntos, vão atender a diferentes necessidades e desejos. Hoje, a moda se move cada vez mais rápido e, diante de tantas e velozes mudanças e da aceleração e força da segmentação tanto de produtos como de consumidores, devemos estar aptos a planejar e criar rapidamente, para a margem de erro ser cada vez menor e, consequentemente, os lucros serem maiores. Vale salientar que essa divisão da pirâmide, representando todo o mercado, poderá ser aplicada tanto na criação de produtos quanto no repasse para lojistas, sendo usada no planejamento das compras nas estações.

inspiramais-piramide-de-conceitos

10% – Conceito 3 – topo

Os 10% estão no topo, representando o nascimento da ideia, a inovação, a expressão da vontade; enfim, a experimentação e a busca pelo novo para criarmos o “desejo”. São produtos de investimento a médio e longo prazo que expressam o único, o mágico, o sensorial; e que se transformarão na base da pirâmide no futuro. Por meio desses itens, marcas e empresas poderão se projetar na mídia pelas estratégias de marketing, e suas inovações os conectarão aos consumidores com informação de moda, que ditam as regras a ser seguidas por outros consumidores.

Entenda: o que significa tudo isto, então? O topo da pirâmide representa tendências que estarão disseminadas entre os consumidores daqui há 2 anos.

Se sua empresa tem um posicionamento de mercado voltado para a Moda popular, por exemplo, por enquanto ela deve passar longe das ideias apresentadas nesta parte. Isto porque o topo da pirâmide lida com inspirações e desejos futuros mas ainda pouco consumíveis. Se sua empresa é tida como uma referência de conceito (ou se você está mudando o posicionamento da sua empresa e quer transformá-la em uma referência deste tipo), fique atento a esta parte da pirâmide.

Dando atenção a esta parte da pirâmide, você pode programar compras de matéria-prima com mais antecedência ou já se colocar como uma empresa vanguardista disseminando algumas ideias desta parte da pirâmide desde agora. A escolha é sua. Se sua ideia é planejar a compra de matéria-prima, por exemplo, vale a pena ficar atento e até já negociar alguns itens com fornecedores.

30% – Conceito 2 – centro

Os 30% englobam o processo, a aceitação e a racionalização do produto. Aqui, buscamos planejar e construir a engenharia de produção, levando em conta os ajustes no planejamento, a logística na compra dos materiais, o aprimoramento da distribuição e das equipes de produção, as quais sempre são desafiadas a buscar novos resultados e aprendizados. Investimos em experiências que obtiveram sucesso e as alinhamos com os processos industriais de produção, garantindo a manipulação de insumos e uma bem-sucedida engenharia de fabricação.

Entenda: nesta etapa você analisa relatórios anteriores de vendas e aceitação de seus produtos pelo público e, juntamente com outras informações criativas, faz uma projeção dos produtos que serão desenvolvidos (no caso de das confecções) ou comercializados na próxima estação (no caso de lojistas). Na prática, você analisa os relatórios e faz uma previsão de quantidades e formas mais vendidas e que poderão dar certo na coleção daqui a 6 meses.

Os itens do conceito 2 ajudam muito compradores que estão adquirindo itens para abastecer as lojas no próximo semestre e lojistas que estão planejando suas vitrines.

60% – Conceito 1- base

Os 60% estão localizados na base da pirâmide, englobando o fabrico em série e a massificação do produto, incluindo até mesmo as criações genéricas. Aqui impera a ideia de apostar em experiências de sucesso e também em produtos que obtiveram êxito, desde sua criação até a aceitação dos clientes, transformando-se em itens consolidados ou em produtos que se tornaram referência da empresa. Nesse plano ainda se encaixam as tendências; aqui nosso olhar deve estar voltado para as massas, para o que está ocorrendo no mundo e com os produtos desejados por milhares de consumidores.

Entenda: nesta parte encontramos os produtos que já se disseminaram ou estão se disseminando fortemente entre a maioria dos consumidores. Nesta parte, entram os acessórios usados por celebridades e diversos itens de consumo imediato que vemos em sites e blogs de Moda.

Agora você pode acompanhar os eventos de Moda com mais clareza. A equipe do site Osasco Fashion é adepta desta pirâmide pois acompanha o seu desenvolvimento desde o começo e percebe que tem funcionado. Fique ligado em nossas matérias e poderá comprovar!

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here